6/07/2010

Volfrâmio - Tungsténio

 

O elemento químico volfrâmio, também chamado tungsténio (símbolo químico W) é um metal que possui propriedades extraordinárias. Tem o mais alto ponto de fusão (3410 ºC), a menor expansão térmica, de entre todos os metais, e a sua densidade é elevadíssima (19,3 gcm-3; atente-se, como comparação, aos 7,86 gcm-3 do ferro). Combinado com o carbono, constitui o carboneto de tungsténio (WC) que é uma das ligas metálicas mais duras que se conhece.

O tungsténio nos tempos da guerra era usado, fundamentalmente, em três aplicações: 1- aços duros para fazer ferramentas de corte, 2- pontas perfurantes para armamento (rockets), e 3- aços usados em blindagens anti-perfurantes para tanques. Actualmente duas das maiores aplicações é como filamento de lâmpadas, e em ligas para perfuradoras usadas na prospecção de petróleo e na indústria mineira.


É virtualmente impossível saber quanto volfrâmio foi extraído nas serras de Arouca, porque muito do volfrâmio era vendido pelos "pilhas" que o obtinham ilegalmente. As minas de Rio de Frades e Regoufe constituem, no concelho de Arouca, o primeiro grande movimento de industrialização e de proletarização, e ainda, o maior investimento estrangeiro, no concelho até aos dias de hoje.


A exploração do volfrâmio em Arouca remonta pelo menos a 1910. A extracção terminou em data incerta na década de sessenta. Portugal foi um importante produtor mundial, sobretudo no período das duas Guerras Mundiais e em especial nos anos 1941-42 (veja-se o gráfico da página seguinte); a Guerra da Coreia, na década de cinquenta, proporcionou outro "pico" de produção. O volfrâmio em 1942 estava oficialmente cotado ao preço de 150 escudos o quilo; no entanto no mercado livre vendia-se a 500 escudos chegando no pico do conflito mundial a transaccionar-se a 1000 escudos. Nessa altura um mineiro ganhava 18 a 20 escudos por dia e um trabalhador rural 7 a 8 escudos, importâncias que permitem relativizar o valor do metal na altura.


A procura do metal pesado era tal que no vale de Alvarenga os campos foram todos revolvidos até à profundidade de 6 metros (tratava-se aqui de extrair o volfrâmio aluvionar). No entanto, quase todas as minas eram subterrâneas e estendiam-se por centenas de metros e por vários pisos.

 

[fonte: arouca.net]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.